AVALIAÇAO DA EFETIVIDADE SUBJETIVA DOS SLINGS MEDIO URETRAIS ATRAVES DA APLICAÇAO DO INTERNATIONAL CONSULTATION ON INCONTINENCE QUESTIONNAIRE - SHORT FORM (ICIQ-SF)

: Avaliar a efetividade subjetiva dos Slings médio uretrais, implantados pelo Departamento de Uroginecologia da Santa Casa de São Paulo, através do ICIQ-SF (International Consultation on Incontinence Questionnaire - Short Form)2

76 pacientes com cirurgia de Sling foram acompanhadas entre o período de junho de 2023 à abril de 2024; destas, 64 foram avaliadas até 30 dias após a cirurgia e 42 até 180 dias pós-operatório. As variáveis categóricas são apresentadas como porcentagens (%) e as variáveis contínuas como média e desvio padrão (M±DP).

Verificamos que existem diferenças significativas na perda urinária pré-cirurgia e após 30 e 180 dias da implantação do Sling (p<0,001). 100% das participantes apresentavam perda de urina antes do tratamento, enquanto apenas 14,3% (destas 30% IUE) e 26,2% (destas 18,2% IUE) apresentaram incontinência após 30 e 180 dias, respectivamente, da implantação do Sling. A maioria das pacientes (73,7%) declararam ter perda de urina grande e moderada antes da cirurgia, enquanto que pós 30 e 180 dias da implantação do Sling, mais de 75% das pacientes apontaram não apresentar nenhuma perda de urina. Em relação ao ICIQ-SF escore, verificamos diferenças significativas (ANOVA de medidas repetidas, p<0,001) entre os resultados das pacientes no pré-tratamento (M±DP=15,9±3,93), em relação a 30 dias (M±DP=2,13±4,76) e 180 dias (M±DP =2,98±5,84) da implantação do Sling.

Os resultados indicam que a cirurgia de implantação de Sling diminui significativamente a quantidade de perda de urina e frequência da incontinência urinária, repercutindo positivamente na qualidade de vida das pacientes.

1- Walters , M D. Karram M M. Uroginecologia e cirurgia reconstrutiva pélvica, 4° ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. p. 272-294.
2- Tamanini JTN, Dambros M, D’Ancona CAL, Palma PCR, Netto NR Jr. Validation of the “International Consultation on Incontinence Questionnaire – short form”. Rev Saúde Pública n 38(3) p 438-44, 2004.

SANTA CASA DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil

BRUNO MENEGATTI, SILVIA DA SILVA CARRAMÃO, JUNIA COSTA CARVALHO, BEATRIZ VASCONCELOS GUSMÃO, BEATRIZ MARIA VILLAR DE CARVALHO BARBOSA