RELATO DE CASO: ABSCESSO CRONICO URETRAL

Abscessos uretrais são formações encapsuladas revestidas por epitélio escamoso estratificado, preenchidas por material purulento.¹ É uma afecção incomum5, em sua maioria, adquiridos devido a um trauma no parto ou de forma iatrogênica em cirurgias.1 Essa afecção pode ser assintomática ou acompanhada de dor e alterações urinárias.2,4

Paciente 20 anos, sexo feminino, com queixa de abaulamento uretral, dor e jato urinário fraco. Ao exame físico, visualizado abaulamento em região parauretral, ausência de drenagem espontânea e de sinais flogísticos associados ao cisto. O ultrassom transvaginal revelou cisto semi septado, com volume de 6,6cm³, junto ao terço distal da parede anterior da uretra. Foi submetida em 02/02/24 a exérese de cisto uretral. Na vulvoscopia pós-operatória, observou-se a presença de bordos de ferida operatória coaptados, sem sinais flogísticos, sem drenagem espontânea ou à expressão, em região suburetral central. O anatomopatológico revelou uma cavidade cística de 2,2 cm revestida por epitélio transicional, rota, com presença de processo inflamatório crônico rico em macrófagos. Paciente evoluiu no pós-operatório com hematúria, optando-se pela retirada da sonda vesical de demora no quinto dia pós-operatório, sem intercorrências.

Não há consenso sobre o tratamento para cistos uretrais, mas a abordagem cirúrgica aparenta ser a melhor alternativa², apresentando menores taxas de recidiva à curto prazo³. A maioria dos cistos parauretrais em mulheres pode ser diagnosticada apenas pelo exame clínico³. Recomenda-se realizar a cistouretroscopia para excluir outras patologias, tais quais: ureterocele ectópica, o prolapso de órgão pélvico e o divertículo uretral². O quadro pode ser assintomático ou pode apresentar sintomas como uma sensação de massa palpável, desconforto ou dor, desvio do fluxo urinário, dispareunia e disúria². Em pacientes sintomáticos a remoção cirúrgica resulta em melhora das queixas urinárias e álgicas.¹