Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da Santa Casa de São Paulo

Dados do Trabalho

RELATO DE CASO: RETENÇAO URINARIA POS-FORCEPS

Introdução

A Retenção Urinária Pós-Parto (RUPP) é a incapacidade de micção espontânea após o parto, seja ele vaginal ou cesariano1,5,11. Existem dois tipos de RUPP: 1. Ausência de micção espontânea nas primeiras 6h após parto vaginal ou 6h após retirada de sonda vesical de demora em parto cesariano2,4; 2.  Pelo menos 100ml de resíduo pós-miccional após o parto, quantificado por cateter ou ultrassom.3,7 A latência terminal do nervo pudendo foi demonstrada no pós parto e pode durar até 3 meses pós-parto.3,6

Descrição do caso

Paciente do sexo feminino, 40 anos, evoluiu com retenção urinária secundária a parto fórceps Kielland realizado em Julho/2023 por sofrimento fetal agudo, tendo sido realizada episiotomia médio-lateral direita. Cursou com laceração de fúrcula grau 3A e laceração de paredes vaginais bilateralmente. Realizado estudo urodinâmico, seis dias após o parto, em Ambulatório de Uroginecologia, que constatou sensibilidade reduzida e incapacidade de micção espontânea, sendo mantida sondagem vesical de demora e treinamento vesical com auxílio de fisioterapia pélvica. Retornou, após uma semana, apresentando micção satisfatória sem resíduo miccional em urofluxometria. Paciente evoluiu com prolapso de parede vaginal posterior estágio II e rotura perineal observados em retorno ambulatorial. Atualmente, paciente aguarda realização de cirurgias de correção sítio específica de prolapso posterior e de perineoplastia.

Relevância

Os  principais fatores de risco para RUPP são anestesia peridural, episiotomia, primiparidade e parto instrumentalizado7,8, como descrito neste relato. O tratamento para RUPP consiste no uso do cateter vesical de demora ou intermitente associado a treinamento vesical ou fisioterapia pélvica, sendo que tratamentos medicamentosos não se mostraram efetivos9,10. Considera-se o quadro resolvido quando o resíduo pós-miccional se torna inferior a 100ml e a paciente não apresenta mais os sintomas urinários11,12.

Comentários

Os casos de RUPP são geralmente auto-limitados, e espera-se a resolução dentro de 1 semana na maioria dos pacientes13-14.

Referências Bibliográficas

Lee SJ, Park JW. Follow-up evaluation of the effect of vaginal delivery on the pelvic floor. Dis Colon Rectum 2000; 43:1550.
Tetzschner T, Sørensen M, Lose G, Christiansen J. Pudendal nerve recovery after a non-instrumented vaginal delivery. Int Urogynecol J Pelvic Floor Dysfunct 1996; 7:102.
Tetzschner T, Sørensen M, Lose G, Christiansen J. Pudendal nerve function during pregnancy and after delivery. Int Urogynecol J Pelvic Floor Dysfunct 1997; 8:66.
Carley ME, Carley JM, Vasdev G, et al. Factors that are associated with clinically overt postpartum urinary retention after vaginal delivery. Am J Obstet Gynecol 2002; 187:430.
Ching-Chung L, Shuenn-Dhy C, Ling-Hong T, et al. Postpartum urinary retention: assessment of contributing factors and long-term clinical impact. Aust N Z J Obstet Gynaecol 2002; 42:365.
Mulder FE, Hakvoort RA, Schoffelmeer MA, et al. Postpartum urinary retention: a systematic review of adverse effects and management. Int Urogynecol J 2014; 25:1605.
Yip SK, Brieger G, Hin LY, Chung T. Urinary retention in the post-partum period. The relationship between obstetric factors and the post-partum post-void residual bladder volume. Acta Obstet Gynecol Scand 1997; 76:667.
Lim JL. Post-partum voiding dysfunction and urinary retention. Aust N Z J Obstet Gynaecol 2010; 50:502.
Yip SK, Sahota D, Pang MW, Day L. Postpartum urinary retention. Obstet Gynecol 2005; 106:602.
Dieter AA, Amundsen CL, Edenfield AL, et al. Oral antibiotics to prevent postoperative urinary tract infection: a randomized controlled trial. Obstet Gynecol 2014; 123:96.
Yip SK, Sahota D, Pang MW, Chang A. Postpartum urinary retention. Acta Obstet Gynecol Scand 2004; 83:881.
Axelsson K, et al. Bladder function in spinal anaesthesia. Acta Anaesthesiol Scand. 1985;29(3):315.
Fantl JA, et al.. Urinary incontinence in adults: Acute and chronic management. Clinical Practice Guideline No. 2, 1996 Update. AHCPR Publication NO. 96-0682, Agency for Health Care Policy and Research; Department of Health and Human Services, Rockville, MD 1996.

OLIVEIRA, Léa Dolores Reganhan de. Recomendações clínicas para prevenção e tratamento da retenção urinária pós-parto. 2017. 1 recurso online (141 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634936. Acesso em: 16 mai. 2024.

Categoria Ayres Neto para o pôster de Ginecologia

Instituições

ISCMSP - São Paulo - Brasil

Autores