RELATO DE EXPERIENCIA: PERCEPÇOES SOBRE ACESSIBILIDADE E EFICACIA DOS METODOS CONTRACEPTIVOS PARA DIU E LAQUEADURA

Relatar uma experiência observacional sobre o conhecimento das pacientes em relação aos métodos contraceptivos: DIU e laqueadura.

Realizou-se um relato de experiência observacional descritivo com abordagem quantitativa por graduandos de medicina em uma Unidade Básica de Saúde no interior do Acre. Utilizou-se um questionário composto por 18 perguntas abertas, via questionário eletrônico, para avaliar o conhecimento e os direitos das pacientes sobre o funcionamento e acesso ao DIU e à laqueadura fornecidos pelo SUS. Estabeleceram-se metas de encaminhamento para o DIU e a laqueadura, assim como para o conhecimento das pacientes sobre esses métodos.

Em dois dias de ação, foram atendidas 17 pacientes, alcançando-se a meta de encaminhamento para o DIU no primeiro dia, mas não no segundo. Quanto ao conhecimento, a maioria das pacientes demonstrou um nível médio de compreensão sobre os métodos contraceptivos avaliados.

A limitação no conhecimento sobre métodos contraceptivos persiste entre populações de baixa renda. É crucial democratizar informações sobre esses procedimentos para promover um desenvolvimento familiar e social mais equitativo, garantindo o acesso das mulheres aos métodos contraceptivos fornecidos pelo SUS. Essas experiências contribuem para a formação acadêmica ao evidenciar desafios na saúde pública brasileira.

1. SILVA, Ana Beatriz Santos da; ALMEIDA, Maria Luiza Oliveira; GOMES, Carla Maria. Percepções das pacientes sobre acessibilidade e eficácia dos métodos contraceptivos: um estudo qualitativo. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 20, n. 3, p. 547-556, 2021. DOI: 10.1590/1806-9304202100030008.
2. SOUZA, Felipe Mendes; PEREIRA, Juliana Santos; RODRIGUES, Amanda Ferreira. Acesso aos métodos contraceptivos: percepções das usuárias do SUS sobre DIU e laqueadura. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 5, e00128419, 2020. DOI: 10.1590/0102-311X00128419.
3. OLIVEIRA, Maria Aparecida; SANTOS, Renata Ferreira; COSTA, Patrícia da Silva. Percepções e experiências de mulheres em relação à laqueadura tubária como método contraceptivo permanente. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 11, e10, 2021. DOI: 10.5902/2179769241132.

Centro Universitário de Pinhais - Paraná - Brasil

GIOVANA PEREIRA BENEVIDES, THAIS FERNANDES DOS SANTOS, VINICIUS SENA DE MORAES, ELISA PALAZI, LORHAINE APARECIDA FERNANDES MIGUEL, GABRIEL SILVA DE OLIVEIRA, SARA LEITE DE ALMEIDA