GESTAÇAO HETEROTOPICA COM DISPOSITIVO INTRAUTERINO

Introdução

A gestação heterotópica, caracterizada pela presença de implantação de duas ou mais gestações em sítios distintos, é um evento raro, chegando a 1:30.000. Este relato descreve um caso de gestação heterotópica em paciente com dispositivo intrauterino.

Descrição do caso

Paciente MBM, 43 anos, procurou o serviço de Urgência e Emergência de Ginecologia e Obstetrícia com queixa de sangramento vaginal e dor abdominal. Teste de beta-HCG urinário positivo, sem início de pré-natal (Idade gestacional pela DUM: 8+2).
Na consulta, queixa de dor, sem sangramento ativo, nega outras queixas. Antecedentes obstétricos incluíam duas cesarianas há 17 e 12 anos, sem intercorrências. No exame físico observou-se sangramento marrom escuro no fórnice vaginal posterior e DIU se exteriorizando pelo orifício externo do colo uterino.
Ultrassonografia pélvica datada de 09/04 mostrava conteúdo anecoide no fundo uterino, possivelmente saco gestacional, e DIU deslocado. A paciente foi informada do diagnóstico de gestação inicial e o DIU foi retirado com o seu consentimento. Recebeu alta com orientação para iniciar pré-natal.
Cinco dias após, retornou ao PS-DOGI com sangramento vaginal e dor intensa. Recebeu medicação analgésica, sem melhora. Exame físico revelou sangramento vaginal e dor à palpação, sem sinais de instabilidade hemodinâmica. Nova ultrassonografia mostrou gestação ectópica em anexo direito sugerindo ruptura. Endométrio sem gestação intrauterina, indicando aborto espontâneo.
A paciente foi submetida à salpingectomia, evoluindo bem e recebendo alta hospitalar.

Relevância

O relato é relevante em função da raridade de gestação heterotópica em ciclos espontâneos e necessidade de diagnóstico precoce dado o risco de complicações como a rotura.