SINDROME DOS OVARIOS POLICISTICOS (SOP): AVALIAÇAO DA DISTRIBUIÇAO DO TECIDO GORDUROSO PELA TECNICA DE DENSITOMETRIA RADIOLOGICA DE DUPLA ENERGIA (DEXA)

Objetivos

Avaliar a distribuição de tecido gorduroso utilizando a técnica DEXA em mulheres não obesas com SOP em relação às não portadoras da síndrome.

Métodos

Estudo caso-controle em que recrutamos mulheres com SOP segundo Critérios de Rotterdam, com idade de 14 a 39 anos e índice de massa corpórea (IMC) ≥ 18,5 a < 30 kg/m2 e sem uso de anticoncepcional. O Grupo Controle foi formado por não portadoras da SOP, na mesma faixa etária e IMC e sem uso de anticoncepcional. As pacientes foram atendidas no Ambulatório de Ginecologia Endocrinológica do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo entre 2020 a 2022. Selecionamos 57 mulheres, sendo 37 no Grupo SOP e 20 no Grupo Controle. Aferimos medidas antropométricas e perfil metabólico. A avaliação da composição corporal foi realizada pela técnica pela DEXA. Nossa pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética número 167/10. Para estudo estatístico utilizamos os Teste t de Student, Teste Mann- Whitney e o nível de significância de 5%.

Resultados

A média de idade do Grupo SOP foi 24.9 anos (DP± 6.9) e peso 60.8 kg (DP± 8.5) e do Grupo Controle foi de 24.2 anos (DP± 6.9) e peso 58 kg (DP± 8.4). A composição corporal avaliada pela técnica de DEXA demonstrou maior valor da gordura troncular do Grupo SOP 44.1% (DP± 9.0) quando comparada ao Grupo Controle 35.2% (DP± 11.4) e foi um dado significante (p= 0.002).

Conclusões

Nosso estudo demonstrou que as pacientes com SOP não obesas apresentam maior concentração de gordura abdominal, fator este relacionado provavelmente ao maior risco cardiovascular e de resistência insulínica.

1)Rotterdam ESHRE/ASRM-Sponsered PCOS Consensus Workshop Group. Revised 2003 consensus on diagnostic criteria and long-term health risks related to polycystic ovary syndrome. Fertil Steril. 2004; 81(1):19-25.
2) Azziz R, Woods KS, Reyna R, Key TJ, Knochenhauer ES, Yildiz BO. The prevalence and features of the polycystic ovary syndrome in an unselected population. J Clin Endocrinol Metab. 2004; 89: 2745-9.
3) Jena D, Choudhury AK, Mangaraj S, Singh M, Mohanty BK, Baliarsinha AK. Study of visceral and subcutaneous abdominal fat thickness and its correlation with cardiometabolic risk factors and hormonal parameters in polycystic ovary syndrome. Indian J Endocr Metab. 2018; 22: 321-7.
4) Zhu S, Li Z, Hu C, Sun F, Wang C, Yuan H, Li Y. Imagin- based body fat distribution in polycystic ovary syndrome: a systematic review and meta-analysis. Frontiers in Endocrinology. 2021;12 (697223): 1-16.

Categoria Ayres Neto para o pôster de Ginecologia

IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil