RESULTADOS OBSTÉTRICOS DAS PACIENTES SUBMETIDAS A CORREÇÃO INTRAUTERINA DE MIELOMENINGOCELE FETAL NA SANTA CASA DE SAO PAULO

A cirurgia intrauterina de Mielomeningocele reduz as sequelas causadas pela doença, mas gera risco de complicações tanto para a gestante, quanto para o feto. O objetivo do estudo foi relatar a ocorrência de complicações maternas na população submetida à cirurgia intrauterina por mini-histerotomia no hospital Santa Casa de São Paulo.

25 gestantes foram submetidas à correção intrauterina de Mielomeningocele entre fevereiro de 2019 e maio de 2024.

As idades gestacionais médias na cirurgia e do parto foram de 25+3 semanas e 34+2, respectivamente. Em relação ao procedimento cirúrgico, 04 casos (16%) receberam concentrado de hemácias na cirurgia; 3 pacientes
(12%) necessitaram de suporte de oxigênio na UTI durante a utilização de sulfato de magnésio. Não houve nenhum caso de infecção materna, ou complicação maior no procedimento cirúrgico. No decorrer da gestação, 10 pacientes (40%) evoluíram com trabalho de parto prematuro; a rotura prematura de membranas ovulares (RPMO) ocorreu em 08 pacientes (32%), oligoâmnio foi identificado em 5 casos (20%) e 1 caso evoluiu com separação cório-amniótica (4%). Um caso (4%) apresentou sinais de coroamnionite no momento do parto, um caso apresentou sinais clínicos de descolamento prematuro de placenta DPP (4%), e dois casos (8%) apresentaram sinais ultrassonográficos de deiscência de ferida operatória, com espessura abaixo de 3 mm, que determinou a indicação da resolução da gravidez. Não ocorreu nenhum caso de atonia uterina, histerectomia ou morte materna na população estudada.

Foram apresentados os resultados cirúrgicos e obstétricos dos primeiros 25 casos de cirurgia intrauterina para correção de mielomeningocele pela técnica da mini-histerotomia na Santa Casa de São Paulo. As complicações mais frequentes foram o parto prematuro e RPMO. Não ocorreu nenhum evento adverso grave para as gestantes submetidas a cirurgia.

1. JUNQUEIRA BIZZI, J. W.; MACHADO, A. Mielomeningocele: conceitos básicos e avanços recentes. Jornal Brasileiro de Neurocirurgia, p. 138–151, 2012.
2. NOGUEIRA , M. P.; COSTA, L. L. Cirurgia fetal intrauterina para correção de meningomielocele. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 395–406, 2024. DOI: 10.34119/bjhrv7n1-029. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66174. Acesso em: 23 may. 2024.

FLAVIA CANHASSI CORIGLIANO, JULIANA DOS PASSOS PIRES, INGRID SCHWACH, SANDRA REJANE SILVA HERBST, GISELE TEDESCO, CAROLINA LEITE DRUMMOND, FERNANDO MOREIRA DE ANDRADE, LUIZ CLÁUDIO DE SILVA BUSSAMRA