AVALIAÇAO DO PERFIL EPIDEMIOLOGICO DAS GESTANTES SUBMETIDAS A CORREÇAO INTRAUTERO DE MIELOMENINGOCELE DA SANTA CASA DE SAO PAULO

Objetivos

Objetivo principal: Demonstrar o perfil epidemiológico das pacientes atendidas no Setor de Cirurgia
Fetal do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia (DOGI) da Santa Casa de São
Paulo. Objetivo secundário:Avaliar o intervalo de tempo entre o diagnóstico de MMC e o encaminhamento
da gestante ao Setor de Cirurgia Fetal do DOGI e a realização da cirurgia.

Métodos

Estudo observacional descritivo de uma coorte retrospectiva. Foram incluídas pacientes que realizaram cirurgia de correção de MMC no DOGI entre 2019 e 2024; Os dados foram coletados no prontuário médico disponível na Instituição e complementados por entrevista via telefone. Variáveis descritivas foram analisadas segundo frequência e representação gráfica; variáveis quantitativas, por média simples e mediana.

Resultados

25 pacientes no total 52% eram casadas ou união estável; 44% gestação programada e 60% das mulheres fizeram uso de ácido fólico antes da 12 semana. A idade materna média no momento da cirurgia foi 26 anos. A idade gestacional ultrassonográfica da admissão no Setor foi 23 semanas e de realização da cirurgia de 25 semanas.

Conclusões

Salientamos importância do diagnóstico precoce da MMC no intuito de abordagem cirúrgica em tempo hábil , proporcionando melhor desfecho perinatal. Reforçarmos o uso do ácido fólico, preferencialmente pré-concepcional como importante medida preventiva para ocorrência da doença.

1. Moldenhauer JS, Adzick NS. Fetal surgery for myelomeningocele: After the Management of Myelomeningocele Study (MOMS). Semin Fetal Neonatal Med. 2017 Dec;22(6):360-366.
2. CDC. Data and Statistics on Spina Bifida. Disponível em: ; acessado em 20 de janeiro de 2023;
3. PEIXOTO-FILHO, F. M. et al. Historical Clinical Outcomes of Children with
Myelomeningocele Meeting the Criteria for Fetal Surgery: A Retrospective Cohort
Survey of Brazilian Patients. RBGO 2022;44: 238-244
4. CAMPOS, J. R.; SOUTO, J. V. O.; MACHADO, L. C. DE S. Estudo epidemiológico de nascidos vivos com Espinha Bífida no Brasil/ Epidemiological study of live births with Spina Bifida in Brazil. Brazilian Journal of Health Review 2021;4:9693-9700