REDUÇAO EFICAZ DE LEIOMIOMAS UTERINOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A TERAPIA PRE-CIRURGICA COM ANALOGO DE GNRH

Introdução

Os leiomiomas uterinos são tumores benignos que afetam muitas mulheres em idade reprodutiva, podendo causar sangramento menstrual intenso, dor pélvica e infertilidade, impactando significativamente a qualidade de vida. Este relato de caso explora a eficácia dos análogos de GnRH no tratamento pré cirúrgico de miomas uterinos.

Descrição do caso

Paciente feminina, 41 anos, com queixa de sangramento uterino aumentado há 10 anos, refratário a tratamento clínico, associado a dismenorreia e aumento de volume abdominal, evoluindo com sintomas compressivos e constipação intestinal associada a náuseas. Ao exame físico, evidenciado útero palpável 2 cm acima da sínfise púbica. Realizou RNM de pelve demonstrando volume uterino de 3331cm³ as custas de múltiplos nódulos sugestivos de miomas, o maior deles subseroso de 12,6cm. Foi proposto tratamento com análogo de GnRH (Acetato de Gosserrelina 10,8mg). O USG transvaginal, realizado três meses após medicação, destacou volume uterino de 985,1cm³ com presença de múltiplos miomas, o maior deles subseroso de 10cm. Houve, portanto, diminuição de 70,5% do volume uterino. A paciente foi submetida a histerectomia abdominal por via laparotômica, procedimento realizado sem intercorrências.

Relevância

Os crescimento dos leiomiomas é influenciado por hormônios como estrogênio e progesterona. Os análogos de GnRH, como o acetato de gosserrelina, atuam inicialmente estimulando a produção de hormônios pela glândula pituitária, seguido de uma supressão drástica, resultando em níveis reduzidos de estrogênio e progesterona. Este estado hipoestrogênico induz a redução dos miomas e alívio dos sintomas. O tratamento com análogos de GnRH é eficaz no preparo das pacientes para intervenções cirúrgicas. No entanto, essa terapia não está isenta de efeitos colaterais, como sintomas de menopausa e perda de densidade óssea, que precisam ser gerenciados adequadamente.