USO DE DISPOSITIVO ALEXIS® DURANTE O MORCELAMENTO VAGINAL DE UTERO MIOMATOSO VOLUMOSO

Leiomiomas uterinos são tumores ginecológicos benignos que podem atingir grandes volumes. A cirurgia é uma opção de tratamento, seja histerectomia ou miomectomia, pelas vias abdominal, vaginal, laparoscópica ou robótica. Com o desenvolvimento das técnicas minimamente invasivas, foi possível abordar úteros cada vez mais volumosos, mantendo as vantagens estéticas e funcionais. No entanto, a extração das peças da cavidade continua um desafio. Minilaparotomia, morcelamento abdominal ou vaginal são algumas das estratégias descritas. O Alexis® é um dispositivo que possibilita a ampliação do canal de saída para maior facilidade da retirada de grandes peças. Até o momento, seu uso foi mais difundido via abdominal, mas a via vaginal parece também uma alternativa.

Paciente de 60 anos, em uso de terapia hormonal, com dor abdominal em peso e urgência miccional há 1 ano, apresentou volume uterino aumentado à palpação, correspondente a volume de 615 cm³ na ressonância de pelve, que evidenciou diversos miomas intramurais e subserosos. Diante dos sintomas compressivos e crescimento de leiomiomas na pós-menopausa, foi indicada histerectomia videolaparoscópica. Após a cirurgia, o útero foi extraído por via vaginal, através do Alexis®, e morcelado pela técnica Lash. Essa etapa durou 15 minutos e não houve lesão de vagina e períneo. Paciente assinou TCLE autorizando o uso de dados.

Trata-se de relato de caso de extração protegida de peça cirúrgica volumosa com auxílio de dispositivo para facilitar o morcelamento via vaginal. A divulgação de tal técnica é de suma importância para incentivar a via minimamente invasiva mesmo nos casos mais complexos